15 de novembro de 2013

Operação vai retirar hoje invasores da Flona do Bom Futuro


Confúcio Moura com a ministra Isabela Teixeira
Brasília - Uma megaoperação para retirar todos os invasores da reserva Bom Futuro, na região de rio Pardo, em Porto Velho, será executada hoje . O trabalho será conduzido pela Força Nacional, Polícia Federal,  Ibama, ICMBio e de forças policiais do Estado. 

O governador Confúcio Moura (PMDB) se reuniu, ontem, em Brasília, com a ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira, para buscar um apoio emergencial do governo federal para resolver os conflitos na Floresta Nacional do Bom Futuro, onde foi morto um policial da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP). O governador também fez contatos com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, solicitando reforço policial para controlar os invasores.

De acordo com o diretor-presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Roberto Vizentin, os compromissos por parte do governo federal e do governo do Estado, com os assentados no distrito de Rio Pardo, foram todos cumpridos, mesmo assim um grupo isolado de pessoas resolveu invadir novamente a unidade de conservação. Vizentin destacou que o governo federal intensificará as ações na região. “Não seremos tolerantes com a invasão da Flona por parte de alguns que insistem em descumprir a lei e os acordos firmados”, disse.


O governador Confúcio Moura enfatizou que a decisão tomada na reunião é não permitir mais ocupações ilegais e o desmatamento das unidades de conservação do Estado.  “Os compromissos que assumimos com a presidente Dilma no sentido de reduzir o índice de desmatamento, a violência no campo, e ampliar a regularização fundiária serão mantidos”, disse Moura.


Policial executado durante confronto com posseiros

Porto Velho - Um clima de tensão se instalou em Rio Pardo, região de Porto Velho, após a morte de um policial da Força Nacional de Segurança durante processo de retirada de invasores da Flona Nacional do Bom Futuro na manhã de ontem.
A área, que vem sendo explorada por madeireiros, foi ocupada por mais de 50 famílias de sem terra que insistem em permanecer no local. Durante o confronto, os posseiros da área incendiaram pontes de acesso na região, atearam fogo em um veículo da força nacional de segurança e trocaram tiros com os policiais.
O corpo do policial Luiz Pedro de Souza Gomes foi retirado do local através de um helicóptero da Polícia Militar. O corpo de Luiz Pedro foi encaminhado no final da tarde de ontem ao Instituto Médico Legal (IML) de Ariquemes. Ele recebeu um tiro no ombro durante o confronto.
O governador Confúcio Moura (PMDB) está em Brasília e pediu apoio do Ministério da Justiça, que deverá reforçar o aumento do efetivo da Força Nacional de Segurança. 
O presidente da Associação Boa Esperança, José Luis Saldanha, disse que os moradores defendem a uma nova rodada de negociações entre o Estado e o Instituto Chico Mendes, responsável pela preservação da área.
A área da reserva foi ocupada há dois anos por posseiros. Um novo local foi escolhido pela Secretaria de Desenvolvimento Ambiental do Estado (Sedam).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário