5 de fevereiro de 2016

A luta travada contra a dengue é de todos

Governador Confúcio Moura assina decreto. Foto J. Gomes
Por conta do avanço relâmpago de focos de dengue nos Estados, o Carnaval deste ano no Brasil será bem diferente em relação ao ano passado. Os Estados e municípios, através de suas secretarias de saúde, estão se mobilizando contra o mosquito transmissor da dengue e do zika vírus. Ontem foi a vez de Rondônia entrar nesse jogo. Um decreto de emergência foi assinado pelo  governador Confúcio Moura (PMDB) e prevê medidas de combate e colocando o Estado em situação de emergência. 
O decreto é bem parecido com o de calamidade pública assinado por alguns prefeitos de Rondônia em consequências das chuvas e da cheia histórica do rio Madeira, ocorrida em Porto Velho em 2014. Em caso de uma eventual emergência do registro de morte, o governo de Rondônia e prefeituras poderão receber recursos do governo para aplicar em medidas que visam combate o avanço da dengue. 
O Brasil confirmou 17 casos de microcefalia e/ou anomalias do sistema nervoso central relacionados ao vírus zika, entre os 404 casos registrados. Ainda estão sendo investigados pelo Ministério da Saúde e pelas secretarias estaduais de Saúde 3.670 casos suspeitos de microcefalia, de acordo com boletim divulgado esta semana pelo ministério. 
O Ministério da Saúde incluiu Rondônia (um caso está sendo investigado) e mais 21 Estados no registro de circulação autóctone do vírus zika. A situação é bem preocupante. O Brasil tem registrado aumento significativo da doença, despertando grande preocupação de órgãos internacionais. 
Neste momento, os governos precisam ser criativos e agir com rapidez. Em alguns municípios, as prefeituras estão incentivando a plantação de Crotalária Juncea, uma planta que ao florescer, costumar brotar uma flor de cor amarela, atraindo diversos insetos entre eles a libélula, uma potencial predadora natural das larvas do mosquito transmissor da dengue e também do próprio inseto em fase adulta. Tudo é válido nesse período de chuva. 
Nos municípios de Sorocaba (SP), Sorriso (MT) e Belo Horizonte (MG) entrou em vigor projeto de lei criando o programa de incentivo do plantio da planta Crotalária Juncea.  A população também precisa fazer sua parte. De nada vai adiantar assinatura do decreto de emergência e a criação de medidas de combate ao avanço do mosquito transmissor da dengue. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário