O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) e os governadores de Rondônia, do Mato Grosso e do Acre se reuniram com empresários e representantes do governo da China, ontem, em Brasília, para tratar da viabilização do projeto de construção da ferrovia bioceânica, que vai cortar Rondônia de Norte a Sul, e ligar os oceanos Atlântico e Pacífico.
Os principais pontos discutidos foram a formalização de acordos entre o Brasil, Peru e China para uniformizar e agilizar a burocracia entre os três países; o papel de cada Estado nesta fase do projeto; e a definição do modelo de parceria. Os vices-governadores de Rondônia, Mato Grosso e Acre, presentes no encontro, elaboraram um documento para enviar ao Governo Federal solicitando mais agilidade nas tratativas burocráticas.
De acordo com o senador Acir, o governo brasileiro já manifestou a intenção de viabilizar a obra pelo modelo de concessão, através de leilão internacional, mas os chineses querem discutir a possibilidade de uma Parceria Público-Pivado (PPP). “Estamos discutindo o melhor modelo para viabilizar esta obra o mais rápido possível. E esta reunião serviu para começarmos a eliminar as diferenças burocráticas entre os três países e consolidarmos um grupo de trabalho que deve ser uma instância permanente para tomada de decisões”, frisou Acir.
Segundo o senador, os projetos básicos dos trechos brasileiros da ferrovia, bem como, o modelo de parceria que será estabelecida, serão apresentados pelo governo brasileiro em maio, e poderão ser licitados no segundo semestre.
Uma possibilidade que animou os vices-governadores e parlamentares no encontro foi o comum acordo entre os países de realizar a rodovia em etapas. A expectativa é que o projeto do trecho Porto Velho-RO/Sapezal-MT esteja pronto em maio de 2016, e que o edital seja lançado no segundo semestre.
Acir defende que este trecho seja priorizado pelo governo brasileiro, por ser completamente viável com a demanda já existente para exportação via hidrovia do Madeira.
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