Rondônia teve um bom desempenho na nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgada ontem pelo Ministério da Educação (MEC). O Ensino Fundamental obteve em 2015 o melhor desempenho em Rondônia e recebeu a nota 5.4 (a meta estipulada pelo MEC foi 5.2). Já o ensino do 8º/9º ano a nota foi 5.2, enquanto a 3ª série do Ensino Médio obteve o pior desempenho: 3,6.
Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a meta é cumprida desde 2005, quando o índice começou a ser calculado. Para 2015, a meta estipulada é de 5.2. A etapa alcançou 5.5. Nos anos finais do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano, a meta foi descumprida pela primeira vez em 2013. No ano passado, o índice esperado de 4.7 também não foi alcançado. A etapa registrou um Ideb de 4.5.
O Ideb é um indicador de qualidade dos ensinos Fundamental e Médio. O índice avalia a qualidade do ensino no País, com base em dados sobre aprovação e desempenho escolar obtidos por meio de avaliações do MEC. Desde a criação do indicador, foram estabelecidas metas que devem ser atingidas a cada dois anos por escolas, prefeituras e governos estaduais.
Na região Norte, apenas Rondônia teve o melhor desempenho, mas no geral não há muito o que comemorar, conforme disse ontem o ministro da Educação, Mendonça Filho. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, apenas três Estados não cumpriram em 2015 as metas previstas para as unidades federativas: Amapá, Rio de Janeiro e Distrito Federal.
Nos anos finais, apenas cinco Estados cumpriram as suas metas: Pernambuco, Amazonas, Mato Grosso, Ceará e Goiás. Já no Ensino Médio, Amazonas e Pernambuco cumpriram a meta para a etapa considerada escolas públicas e privadas. Considerando apenas as escolas públicas, além dos dois Estados, Goiás e Piauí atingiram suas metas.
De fato, a educação precisa passar por reformulação, especial em Porto Velho, que atingiu a nota 3.5 no ensino do 8º/9º ano, considerado um dos piores índices. Enquanto isso, o município de Ji-Paraná, o segundo maior do Estado, alcançou excelente nota com 6.0 no ensino do 4º/5º ano. Com o avanço da tecnologia e o crescimento das redes sociais, é bem possível que no próximo ano esse resultado ainda poderá sofrer alteração.
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