9 de setembro de 2016

Meta do Ideb atingida em Rondônia

Rondônia teve um bom desempenho na nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgada ontem pelo Ministério da Educação (MEC). O Ensino Fundamental obteve em 2015 o melhor desempenho em Rondônia e recebeu a nota 5.4 (a meta estipulada pelo MEC foi 5.2).  Já o ensino do 8º/9º ano a nota foi 5.2, enquanto a 3ª série do Ensino Médio obteve o pior desempenho: 3,6.
Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a meta é cumprida desde 2005, quando o índice começou a ser calculado. Para 2015, a meta estipulada é de 5.2. A etapa alcançou 5.5. Nos anos finais do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano, a meta foi descumprida pela primeira vez em 2013. No ano passado, o índice esperado de 4.7 também não foi alcançado. A etapa registrou um Ideb de 4.5.
O Ideb é um indicador de qualidade dos ensinos Fundamental e Médio. O índice avalia a qualidade do ensino no País, com base em dados sobre aprovação e desempenho escolar obtidos por meio de avaliações do MEC. Desde a criação do indicador, foram estabelecidas metas que devem ser atingidas a cada dois anos por escolas, prefeituras e governos estaduais.
Na região Norte, apenas Rondônia teve o melhor desempenho, mas no geral não há muito o que comemorar, conforme disse ontem o ministro da Educação, Mendonça Filho. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, apenas três Estados não cumpriram em 2015 as metas previstas para as unidades federativas: Amapá, Rio de Janeiro e Distrito Federal.
Nos anos finais, apenas cinco Estados cumpriram as suas metas: Pernambuco, Amazonas, Mato Grosso, Ceará e Goiás. Já no Ensino Médio, Amazonas e Pernambuco cumpriram a meta para a etapa considerada  escolas públicas e privadas. Considerando apenas as escolas públicas, além dos dois Estados, Goiás e Piauí atingiram suas metas.
De fato, a educação precisa passar por reformulação, especial em Porto Velho, que atingiu a nota 3.5 no ensino do 8º/9º ano, considerado um dos piores índices. Enquanto isso, o município de Ji-Paraná, o segundo maior do Estado, alcançou excelente nota com 6.0 no ensino do 4º/5º ano. Com o avanço da tecnologia e o crescimento das redes sociais, é bem possível que no próximo ano esse resultado ainda poderá sofrer alteração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário