Desta vez, a missão será no sentido de buscar a certificação de novos frigoríficos. Rondônia durante um bom tempo exportou carne para o China, mas deixou de mandar o alimento em função de algumas exigências.
O Brasil ainda comemora o bom relacionamento com o governo chinês, fruto da visita ao Brasil do primeiro-ministro da China, Li Keqiang. No início do mês, Rondônia recebeu uma comitiva de empresários e representantes da embaixada da China no Brasil com a missão de discutir o traçado da ferrovia que vai ligar Rondônia com o mercado chinês, interligando os estados do Acre, Mato Grosso e Rio de Janeiro.
Além da carne, o estado de Rondônia desponta na produção de peixe e nos últimos meses a piscicultura tem atraído novos investidores. Recentemente, o Diário trouxe matéria especial mostrando o crescimento da piscicultura no Estado. Dentro de alguns meses, Porto Velho vai receber novo frigorífico de peixe.
Os chineses, durante visita a Porto Velho recentemente, mostraram admiração com a produção de peixe e não esconderam a intenção comercial de ampliar essa parceria. Hoje o mercado de peixe também está despertando o interesse de empresários do Estado do Amazonas. A hidrovia do Rio Madeira, ligando Porto Velho até o porto de Itacoatira, no Amazonas, é o caminho mais fácil, rápido e econômico para transporte a produção de carne e peixe ao mercado chinês.
Os chineses receberam um diagnóstico detalhado da hidrovia, o que acabou despertando o interesse comercial.
O governo, nessa mesma linha de pensamento, deve encaminhar nesta terça-feira para Assembleia Legislativa a criação de uma nova superintendência no sentido de gerir o relacionamento com os investidores internacionais.
Não se tem dúvidas que dentro de alguns dias o estado estará recebendo novas missões internacionais, assim como foi com a China.
Nenhum comentário:
Postar um comentário