O ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, publicou ontem editais para chamamento público que autoriza empresas privadas a promoverem estudos técnicos e de viabilidade para execução de obras no modal rodoviário. Um dos trechos incluiu a BR-364, entre o entroncamento com a BR-174 , em Comodoro e Porto Velho (acesso Ulisses Guimarães). Estes onze novos projetos abrangem 4.371 quilômetros e somam R$ 31,2 bilhões, além de novos investimentos em concessões existentes (R$ 15,3 bilhões).
Em recente reunião no Senado Federal, o senador Acir Gurgacz (PDT), solicitou ao ministro dos Transportes a inclusão da BR-364 no plano de concessões, uma vez que a rodovia federal não constava na relação das rodovias federais.
Os trechos destacados nos editais lançados ontem pelo Ministério dos Transportes incluem ainda Estados do Nordeste (Bahia, Pernambuco, Paraíba, Alagoas), do Sudeste (São Paulo, Minas Gerais), do Centro-oeste (Mato Grosso do Sul), do Sul (Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul).
Ferrovia - O anúncio do estudo de viabilidade técnica da Ferrovia Transoceânica, cortando o Brasil de Norte a Sul, passando por Mato Grosso, Rondônia e Acre, mexeu com os ideais dos Estados Unidos. O embaixador da China, Li Jinzhang, em visita a Porto Velho, no último domingo, disse que a decisão do governo chinês em participar das concessões é uma questão política.
Para o embaixador, a obra é uma questão de tempo e será viável no futuro. O canal da Nicaragua não está caminhando muito bem e a construção da ferrovia no Brasil com o Peru se tornou a única alternativa mais viável dos chineses no transporte de alimentos.
“Ao longo dos últimos anos a China vem acumulando grandes experiências na construção de infraestrutura, inclusive ferrovia”, disse o embaixador. (MF)
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