7 de junho de 2015

Empresários chineses estudam traçado de ferrovia em Rondônia


Porto Velho (RO) - Uma comitiva de 23 empresários chineses liderada pelo embaixador da China, Li Jinzhang, partiu no início da tarde deste domingo de Porto Velho com destino a Ji-Paraná com a missão de conhecer o possível traçado da Ferrovia Transcontinental, que em território rondoniense deve ser paralela à BR-364.
A visita ao Estado atende um convite do senador Acir Gurgacz (PDT) e acontece após o Brasil firmar parceria estratégica com a China em obras de infraestrutura. A comitiva desembarcou no Aeroporto Internacional Jorge Teixeira, na capital rondoniense, às 12h10. Os empresários foram recepcionados pelo senador pedetista e seguiram em um ônibus da Eucatur com destinado a Ji-Paraná.
No último dia 19, a presidente Dilma Rousseff recebeu a visita do primeiro-ministro da China, Li Keqiang, e assinou acordos que preveem investimentos de até US$ 53 bilhões em infraestrutura no Brasil. 

Agenda em Ji-Paraná
 
Em Ji-Paraná, os empresários se reúnem pela manhã e às 11 horas haverá uma coletiva com a imprensa da cidade. No período da tarde, a comitiva segue até Vilhena, e depois Comodoro, Campo Novos dos Parecis, Lucas do Rio Verde e Cáceres, no Mato Grosso.
Em Comodoro (MT), está previsto uma solenidade de boas vindas oferecida pelo governador do Mato Grosso, Pedro Taques. Em Lucas do Rio Verde, a previsão é que a comitiva chegue na terça-feira (9), por volta das 20h. O encontro marcado para a manhã do dia 10 de junho contará também com a presença do ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues.
Os estudos de viabilidade econômica do empreendimento já começaram por meio de um tratado assinado entre os três países, Brasil, China e Peru e devem ser concluídos até o primeiro trimestre de 2016.


Estrutura intermodal

O senador Acir Gurgacz disse que a ferrovia deverá integrar a estrutura intermodal de transportes do chamado Arco Norte, que tem Porto Velho como pólo de escoamento do agronegócio, através dos terminais portuários do rio Madeira. “É mais uma oportunidade que teremos para defender que obras da ferrovia comecem em Porto Velho na direção de Vilhena e Lucas do Rio Verde e, depois, na direção do Acre e do Peru”, disse o senador.
O projeto prevê uma ferrovia que terá ligará o porto de Ilo, no sul do Peru, até o Porto do Açú, no Estado do Rio de Janeiro, passando por Mato Grosso, Rondônia e Acre. Ainda não há data para as primeiras licitações, mas a previsão é que a presidente Dilma anuncie o certame junto com o pacote de concessões de ferrovias e rodovias que fará na próxima semana. O custo estimado da obra será de US$ 10 bilhões (cerca de R$ 33 bilhões).

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