3 de março de 2016

A Rondônia Rural Show 2016 já é um sucesso

O trabalho realizado em conjunto com a cadeia produtiva, bancos oficiais, empresários e governo do Estado não esconde a dimensão do sucesso que será a feira de negócios batizada de Rondônia Rural Show. Na semana passada, rodadas de negócios começaram por Jaru, Ariquemes e fecharam a semana no município de Nova Mamoré, uma região rica onde o agronegócio está atraindo empresários de outras regiões. O evento atraiu até empresários bolivianos.
Essas rodadas de negócios servem para facilitar a vida de quem pretende ter acesso à linha de crédito para a compra de máquinas e implementos agrícolas. Somente na cidade de Nova Mamoré, foram contabilizadas mais de R$ 11 milhões em propostas. Outras rodadas de negociações estão programadas para acontecer no próximo final de semana e vão ajudar também as instituições bancárias no processo de análise de documento.
Apesar da crise forte na economia brasileira, o clima é favorável para a feira da tecnologia. A festa da tecnologia acontece no município de Ji-Paraná, região central do Estado, de 25 a 28 de maio, e deve atrair empresários de outros Estados. De fato, o agronegócio está puxando a economia de Rondônia e, mesmo com a crise, é possível trabalhar com ações inovadoras que permitem impulsionar as finanças dos municípios.
O governo do Estado tem sido um importante parceiro das instituições bancárias, através da Empresa de Assistência Técnica (Emater). O apoio dos órgãos públicos é peça fundamental, mas o Governo Federal ainda tem uma dívida com os agricultores: precisa rever sua política econômica voltada para os juros do FNO.
A Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) já se manifestou sobre o tema e classificou como um erro estratégico a decisão do Governo Federal em elevar as taxas de juros do FNO, do Nordeste (FNE) e do Centro-Oeste (FCO), que agora passam a 14,12%, praticamente os mesmos juros da taxa Selic arbitrada pelo Banco Central.
Para o Brasil continuar na rota do crescimento, é necessário reduzir a taxa de juros em linhas de financiamento e facilitar o acesso do agricultor ao crédito. Todos ganham com esse benefício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário