O processo de colheita da soja do Sul de Rondônia e parte do Mato Grosso começou trazendo nessa época um problema antigo que já é de conhecimento dos empresários. A BR-364, única rodovia federal que liga Rondônia ao Sul do País já apresenta sérios problemas em boa parte da malha viária em função da grande quantidade de chuva que atinge o estado de Rondônia nessa época do ano. Os três últimos dias, por exemplo, já somam mais de 24 horas de intensa chuva, inviabilizando qualquer tipo de reparo na estrada.
Outro problema gravíssimo é a quantidade de carretas que transita diariamente pela rodovia na disputa de quem chega primeiro. São mais de 500 todos os dias que saem do Portal da Amazônia, em Vilhena, com o destino ao Porto Graneleiro, em Porto Velho. A intensa chuva na região, aliada à falta de manutenção, além de comprometer a malha viária, proporciona um perigo diário à vida dos usuários da rodovia da morte.
Como acontece todos os anos, a colheita de soja deve aumentar, puxando também um volume maior de carretas transitando na BR-364. O Brasil tem pressa em crescer, principalmente nesse período de crise na economia. O agronegócio foi o único setor que teve crescimento na economia brasileira e o mínimo que pode ser feito é garantir estradas com boas condições de trafegabilidade.
Como chove muito na Amazônia nesta época do ano, talvez o aumento da fiscalização por parte da Polícia Rodoviária Federal seja a única alternativa emergencial que pode ser feita neste momento. Uma equipe de plantão do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) deve permanecer de prontidão a todo momento. Com o volume de água aumentando em alguns rios da Amazônia, é natural que bueiros sejam danificados, comprometendo a vida, principalmente de quem transita no período da noite.
O problema de manutenção da BR-364 sempre foi um calo no sapato do agronegócio. A redução de repasse de recursos em 2015 para a pasta do Ministério do Transporte só agravou ainda mais a vida de quem trabalha para tirar o País da crise. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Confederação Nacional do Transporte (CNT) já alertaram a equipe econômica do Governo Federal sobre os problemas em logísticas. A bancada federal de Rondônia também vem fazendo sua parte e cobrado constantemente o Palácio do Planalto. Resta torcer para dias melhores.
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