O vice-presidente do Brasil, Michel Temer, terá como principal desafio nos próximos seis meses recuperar com certa urgência a economia brasileira e manter as ações de governo que estão produzindo efeito positivo da região Norte, em especial em Rondônia. Ao nomear Maurício Quintella como novo ministro dos Transportes, e Blairo Maggi na Agricultura, Temer terá a oportunidade de imprimir um novo ritmo de trabalho nessas duas pastas consideradas de grande relevância na economia brasileira.
O Brasil tem pressa em recuperar o crescimento e principalmente a autoestima da classe empresarial. O governo federal colocou em prática um programa de privatização das rodovias federais. Em Rondônia, a classe empresarial aguarda com bastante expectativa o anúncio dos estudos de viabilidade técnica da privatização da BR-364, no trecho entre os municípios de Comodoro (MT) e Porto Velho (RO). Os estudos deveriam sair este mês, mas foram prorrogados para o mês de agosto.
A BR-364 é uma rodovia importante no escoamento de grãos, principalmente da região do Mato Grosso, base eleitoral do ministro da Agricultura, Blairo Maggi. De nada vai adiantar o Brasil produzir alimentos se não existe logística necessária para escoar os produtos. Outra prioridade importante que deve ser mantida na agenda de Temer é a conclusão das obras da ponte do rio Abunã, na divisa de Rondônia com o Acre. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), os recursos disponíveis no orçamento do ministério não serão suficientes para conclusão da obra.
Mesmo com o fraco desempenho do PT em todas as eleições em Rondônia, o Estado ganhou nos últimos anos importantes obras, entre elas, a construção de duas usinas no rio Madeira, em Porto Velho. O governo também priorizou os programas sociais entre eles o “Minha Casa, Minha Vida”. Somente no ano passado, o governo petista investiu na construção de mais de 10 mil unidades, representando um investimento de mais de R$ 580 milhões.
Outra demanda importante para o Norte é a obra de restauração da BR-319, rodovia federal que liga Porto Velho a Manaus (AM). Trata-se de um corredor importante no escoamento de alimentos para mais de duas milhões de pessoas no Amazonas. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), já assinou o licenciamento da manutenção do trecho do meião da floresta entre os kms 250 e 655,7.
Mas para o Brasil recuperar o caminho do crescimento, é necessário primeiramente reduzir o peso dos juros e da carga tributária. A partir de hoje, o mercado econômico deve emitir bom comportamento com a mudança de governo. Talvez seja o primeiro indicativo de que ainda será possível sonhar com um Brasil promissor.
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