4 de maio de 2016

Existe vida após o WhatsApp


A o que parece, para muitos, a vida ficou sem sentido após a Justiça bloquear por mais de 24 horas, o serviço de WhatsApp, uma ferramenta de trabalho importante principalmente para quem atua nos meios de comunicação, polícia e justiça. Trata-se de um aplicativo que veio para contribuir com o dia a dia da população.
Ontem, o desembargador do Tribunal de Justiça de Sergipe, Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima, deferiu um pedido de reconsideração do WhatsApp e determinou que o serviço fosse liberado em todo o País. A situação só veio se normalizar às 15h. A medida revogou decisão do desembargador Cezário Siqueira Neto, que havia negado o recurso apresentado pelo Facebook, dono do Whatsapp, para liberar o aplicativo.
A ordem de bloquear o aplicativo aconteceu pelo mesmo motivo que levou ao pedido de prisão do vice-presidente do Facebook, em março deste ano: a empresa não forneceu à Justiça mensagens relacionadas a uma investigação sobre tráfico de drogas. Por conta dessa decisão, até a própria Justiça teve o trabalho interrompido, uma vez que algumas intimações são realizadas por meio do WhatsApp. Rondônia, por exemplo, já utiliza a ferramenta para esse tipo de serviço.
O Marco Civil da Internet, aprovado pelo Congresso Nacional, não prevê que os provedores tenham de guardar comunicações privadas, apenas dados de conexão. Constatada essa falha, cabe agora os congressistas apresentarem uma proposta que visa regulamentar esse tipo de erro no projeto original. O consumidor, por exemplo, precisa estar amparado, no Código de Defesa do Consumidor, de eventuais prejuízos que venha sofrer por conta do motivo de paralisação judicial dos serviços.
O aplicativo é uma ferramenta importantíssima de trabalho, mas é preciso uma reflexão profunda sobre o efeito no comportamento da sociedade viciada no WhatsApp. Muitos encontram nessa ferramenta uma forma mais confortável de se expressar. Hoje as pessoas caminham pelas ruas com o celular nas mãos e enviando mensagens. No trânsito, a utilização do aplicativo se torna um ameaça aos motoristas e pedestres. O WhatsApp nasceu para fazer parte da vida do consumidor nos próximos anos - até que se invente outra tecnologia. Ao que parece, a ferramenta acabou saindo fora de controle da humanidade. Situação bem parecida é internet. Sem ela, tudo para e a vida parece não fazer mais sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário