11 de maio de 2016

Incentivos fiscais aos frigoríficos na berlinda

A decisão tomada pelo Conselho de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (Conder) de prorrogar, por mais seis meses, os incentivos fiscais aos frigoríficos que atuam em Rondônia pode ser uma resposta ao atual cenário econômico que se encontra o preço da arroba do boi no Estado, hoje em torno de R$ 125,00, conforme informações da própria Emater. Em São Paulo, o valor segue R$ 150,00. 
Esse tipo de incentivo funciona da seguinte forma: As empresas são isentas de alguns impostos. Em contrapartida, é obrigada a contratar mão de obra local. Ao que parece, essa parceria não vem produzindo o resultado esperado pelo governo do Estado. O conselho do Conder poderia prorrogar esse tipo de incentivo por mais um ano, mas a decisão foi contrária. 
É possível que a classe pecuarista do estado de Rondônia esteja desacreditada com os donos de frigoríficos da região por conta da queda do preço da arroba do boi. Rondônia tem uma população bovina composta por mais de 13 milhões de cabeça de gado e tem feito sua parte.
Na Assembleia Legislativa de Rondônia foi instalada uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)  com a missão de investigar o fechamento de várias plantas frigoríficas no Estado. O assunto foi tema de debate do Grito da Pecuária, um movimento que visa resgatar o setor e unir a classe produtora na busca de uma saída emergente para o futuro da carne em Rondônia. 
Dentro de algumas semanas Rondônia estará recebendo uma missão técnica da União Europeia, cuja finalidade é visitar um frigorífico localizado na Zona da Mata do Estado e três fazendas modelo. A pecuária de Rondônia é forte e essa unidade demonstrou força no último Grito da Pecuária, além de servir para mostrar que as regras do comércio precisam ser debatidas de forma ampla e não como estava acontecendo em Rondônia. 
Mais uma vez, a Assembleia Legislativa cumpriu sua missão de discutir o tema e chamar para uma mesa de negociações, pecuaristas, empresários e donos de frigoríficos. O governo de Rondônia também pode ter agido corretamente quando chama para o Palácio Rio Madeira, sede do governo, a responsabilidade no sentido de buscar um acordo que seja viável para o desenvolvimento de Rondônia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário