18 de agosto de 2016

A primeira lambança do PSDB no governo do PMDB

Repercutiu negativamente ao governo do presidente interino Michel Temer (PMDB) a suposta tentativa do ministro de Relações Exteriores do Brasil, José Serra, do PSDB, de propor ações comerciais conjuntas com o Uruguai em troca de que o país estendesse sua presidência rotativa no Mercosul como forma de impedir que o cargo seja assumido pela Venezuela.
Muitos estão chamando o ato tucano de puro “golpe”, a exemplo do que ocorreu com o desfecho do pedido de impedimento da presidente afastada Dilma Rousseff (PT). A suposta tentativa de golpe  ganhou repercussão após a declaração feita pelo presidente da Venezuela, Nicolas Maduro. Por outro lado, muitos apostam que a presidência de Maduro no comando do Mercosul seria um verdadeiro fiasco.
O que está em jogo, nesse momento, não é o futuro do Mercosul. O que se discute nesse momento é a forma política de tratar a presidência do Mercosul. Embora a proposta de Serra não tenha sido aceita pelo presidente do Paraguai,  Tabaré Vázquez, respigou para o governo Temer a repercussão negativa do Brasil perante o bloco.
Segundo matéria jornalística produzida pelo jornal de economia “Valor Econômico”,  Brasil e Paraguai consideram que Caracas está impedida de liderar o bloco por não ter incorporado todo seu acervo normativo, após um encerramento de quatro anos para fazê-lo. O Uruguai, entretanto, entregou a presidência dias depois, deixando-a vaga.
A suposta tentativa de “golpes” patrocinada pelos tucanos nos remete a um fato histórico. Brasil, Paraguai e Argentina formam uma “nova Tríplice Aliança”, como a da Guerra do Paraguai, em que brasileiros, uruguaios e argentinos dizimaram o país vizinho no Século XIX. Esse fato foi muito bem lembrado pela reportagem do Valor Econômico, em sua edição da última terça-feira.
Se for confirmada essa pretensão do ministro José Serra, não será novidade à população brasileira.  Está cada vez mais evidente que o estilo do governo do PSDB governar, pelo que se desenha nesse momento, sempre foi no sentido de buscar a união de forças e enfraquecer o adversário. Recentemente o Brasil testemunhou a união de forças entre PMDB e PSDB, afastando Dilma Rousseff do comando da presidência.  O ritual parece se repetir na disputa pela presidência do Mercosul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário