19 de outubro de 2018

Ibope divulga hoje primeira pesquisa para segundo turno em Rondônia


O Instituto de Pesquisa Ibope divulga nesta sexta-feira a pesquisa de intenção de voto para governo do Estado de Rondônia. A sondagem é a primeira após o resultado das eleições de primeiro turno e será divulgada na TV Rondônia, emissora afiliada da Rede Globo. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 6208-A,  e custou R$ 134.921,00. Na última pesquisa, o Ibope não conseguiu identificar o crescimento do candidato Marcos Rocha (PSL), que garantiu vaga no segundo turno ao lado de Expedito Júnior (PSDB). Rocha conseguiu vencer Maurão de Carvalho (MDB), que estava em segundo lugar na última pesquisa divulgada no Instituto. 


Metodologia de pesquisa:
Pesquisa quantitativa, que consiste na realização de entrevistas pessoais, com a aplicação de questionário estruturado junto a uma amostra representativa do eleitorado em estudo. Pesquisa realizada no estado de Rondônia.

Plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado; intervalo de confiança e margem de erro:
Representativo do eleitorado da área em estudo, elaborada em três estágios. No primeiro estágio faz-se um sorteio probabilístico dos municípios, onde as entrevistas serão realizadas, pelo método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), tomando o eleitorado como base para tal seleção. No segundo estágio faz-se um sorteio probabilístico dos setores censitários, onde as entrevistas serão realizadas, pelo método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), tomando a população de 16 anos ou mais residente nos setores como base para tal seleção. No terceiro e último estágio, dentro dos setores sorteados, os respondentes são selecionados através de quotas amostrais proporcionais em função de variáveis significativas, a saber: IDADE: 16-24 (masculino) 21% (feminino) 20%; 25-34 (masculino) 27% (feminino) 26%; 35-44 (masculino) 22% (feminino) 24%; 45-54 (masculino) 15% (feminino) 16%; 55 e+ (masculino) 15% (feminino) 13%; INSTRUÇÃO: Até Ensino Médio (masculino) 86% (feminino) 79%; Ensino Superior (masculino) 14% (feminino) 21%; NÍVEL ECONÔMICO: Economicamente ativo (masculino) 79% (feminino) 52%; Não Economicamente ativo (masculino) 21% (feminino) 48%. Está prevista eventual ponderação para correção das variáveis sexo e idade, com base nos percentuais anteriormente mencionados, caso ocorram diferenças superiores a 3 pontos percentuais entre o previsto na amostra e a coleta de dados realizada. Para as variáveis de grau de instrução e nível econômico do entrevistado, o fator previsto para ponderação é 1 (resultados obtidos em campo). O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada considerando um modelo de amostragem aleatório simples, é de 03 (três) pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. FONTE DOS DADOS: Censo 2010 | PNADC 2016 | TSE 2018.

Sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo:
Para a realização da pesquisa, utiliza-se uma equipe de entrevistadores e supervisores contratados pelo IBOPE INTELIGÊNCIA PESQUISA E CONSULTORIA LTDA. devidamente treinados para o trabalho. Após os trabalhos de campo, os questionários são submetidos a uma fiscalização de cerca de 20% (vinte por cento) dos questionários aplicados pelos entrevistadores; para verificação das respostas e da adequação dos entrevistados aos parâmetros amostrais.

Dados relativos aos municípios e bairros abrangidos pela pesquisa. Na ausência de delimitação do bairro, será identificada a área em que foi realizada a pesquisa(conforme §6º. do art. 2º. da Resolução-TSE nº. 23.549/2017, Até o sétimo dia seguinte ao registro da pesquisa, será ele complementado com os dados relativos aos bairros abrangidos; na ausência de delimitação do bairro, será identificada a área em que foi realizada):
A área de abrangência da coleta é o estado de Rondônia. A relação das localidades selecionadas para aplicação da amostra será apresentada até o 7º dia seguinte ao registro da pesquisa, conforme expresso no art. 2º, §6º da Resolução 23.549/2017 do TSE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário