11 de dezembro de 2015

A crise da carne e o comércio do frango

Com o preço da arroba do boi despencando todos os dias em Rondônia e em alguns Estados, o consumo de frango começa a impulsionar o comércio e assumir a liderança em municípios onde a produção de boi domina o mercado do agronegócio. Dados divulgados esta semana pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA)  revelam que a produção nacional de frango cresceu o colocou o Brasil  no segundo lugar no ranking mundial.
Nesse mesmo ritmo de crescimento, avançou também as exportações de carne de frango. No mês de novembro, por exemplo, foram 389,1 mil toneladas, (15,2% superior em relação ao mesmo mês de 2014). O saldo é o terceiro maior desempenho já registrado na história dos embarques mensais de carne de frango do Brasil, segundo a ABPA.
Enquanto vários frigoríficos anunciam fechamento em Rondônia e Mato Grosso, novos mercados abriram as portas para aves e ovos. É possível constatar no site do Ministério da Agricultura o crescimento do número de plantas habilitadas para aves, ovos e suínos. É um sinal bem claro que a tendência do mercado de frango é cada vez mais crescer nos próximos anos.
Nesse momento de incerteza na economia brasileira, a tendência é reduzir o consumo da carne bovina. Por outro lado, o mercado internacional está de olho na produção de peixe no Brasil. O governo do Estado tem proporcionado todo apoio aos produtores da região com auxílio da Emater na produção de tanques de peixes. É outro mercado que promete substituir a carne.
Conforme relatório da Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), as compras da Ásia de produtos do agronegócio brasileiro tiveram aumento de 28% em novembro deste ano, alcançando US$ 2,46 bilhões. Esse bom desempenho proporcionou a balança comercial do Brasil subir de 31,4% para 37,1%. A produção de frango tem participação fundamental nessa balança.
Assim como o agronegócio vem permitindo um equilíbrio na economia brasileira, o frango terá papel importante no próximo ano no processo de superação de crise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário