18 de junho de 2016

O MPE deve ficar atento nas doações aos partidos

O final de semana começou com justificativas de políticos denunciados na Operação Lava Jato e marcou a queda relâmpago de mais um ministro do governo do PMDB, o ex-ministro Henrique Alves (Turismo). 
O peemedebista foi o terceiro em menos de cinco semanas a deixar o governo do presidente interino Michel Temer - outro ministro pode cair a qualquer momento. 
A corrupção na Petrobras existiu e foram milhões de reais que saíram dos cofres da estatal, causando uma paralisação sem tamanho na economia brasileira e produzindo uma queda nos postos de trabalho. E para onde foi esse dinheiro? O ex-diretor da Transpetro, Sérgio Machado, explicou com detalhes como repassou o dinheiro surrupiado dos cofres da Petrobras para os partidos políticos.
As denúncias de Sérgio Machado vão permitir o Ministério Público Eleitoral ficar atento às eleições municipais. PMDB, PT e PSDB foram os maiores beneficiados com o dinheiro da corrupção na Petrobras, conforme delações premiadas em poder da Justiça Federal. 
A doações de campanha patrocinadas por grandes empresas (se é que restou alguma) vão precisar de uma atenção maior dos juízes eleitorais. Foi em decorrência das doações de campanha que muitos partidos estão enrolados com a Justiça Federal. 
As empresas Queiroz Galvão e Odebrecht tocaram as maiores obras do Brasil, entre elas a construção dos estádios da Copa do  Mundo e a usina de Belo Monte, no Pará, e foram essas empresas as maiors patrocinadoras das campanhas eleitorais.
Antes da delação premiada que culminou com a prisão de vários empresários, dirigentes partidários e até um senador no exercício do mandato, presidentes de partidos apostavam que elegeriam o maior número de prefeitos e vereadores nas próximas eleições. O MPE deve sim intensificar a fiscalização nesses partidos nas próximas eleições. Muitos candidatos não poderão mais contar com esse dinheiro e os candidatos terão de gastar a sola do sapato em busca de votos. 
As últimas pesquisas eleitorais  produzidas por institutos conceituados revelam que a população não está satisfeita com o cenário político e os partidos envolvidos em escândalos de corrupção na Operação Lava Jato.
A tentativa de políticos ligados ao PMDB de tentar paralisar a Operação Lava Jato gerou uma revolta muito grande da população e precisa ser apurada pelo Ministério Público Federal. Muitos acreditam que a corrupção vai continuar, mas é preciso depositar um pouco de esperança no futuro do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário