24 de outubro de 2016

Legislaturas marcadas por escândalos

No próximo dia 1º de janeiro de 2017, em todo o Brasil, assumirão novos vereadores eleitos e reeleitos. Em consequência de escândalos de corrupção, em alguns municípios de Rondônia, a renovação no parlamento municipal chegou a 85%. Além dos novos legisladores, também assumem os novos prefeitos. Dos 32 que disputaram as eleições, somente 5 conseguiram ser reeleitos.
Diante de todo o cenário de escândalos de corrupção, a população não pensou duas vezes e optou pela renovação em boa parte das câmaras de vereadores e nas prefeituras. Com os novos legisladores, se espera uma grande mudança na condução do parlamento municipal.
Os escândalos de corrupção não atingiram somente o Congresso Nacional. Uma operação realizada na última quinta-feira pelo Ministério Público do Pará (MPPA) investiga denúncias de corrupção na câmara de vereadores do município de Parauapebas, no sudeste do Pará. A operação foi desencadeada após promotores do MPPA terem acesso a vídeos registrando o pagamento de propinas a vereadores do município.
Rondônia também já foi destaque no cenário nacional com a prisão de vereadores de Porto Velho. Em Buritis, na região da grande Ariquemes, praticamente todos os vereadores foram afastados acusados de prática de irregularidades junto ao prefeito afastado Toninho Correa (PMDB). Essa semana, a situação se agravou no Sul de Rondônia. Em Vilhena, a Polícia Federal investiga vereadores acusados de venda de terrenos.
A equipe do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do MPPA cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão em seis endereços durante a manhã desta quinta, entre eles, a Prefeitura de Parauapebas. Dois empresários do município tiveram a prisão decretada por participação no esquema e um deles foi preso no início da manhã.
Muitos tiveram a oportunidade de honrar os votos recebidos nas urnas nas eleições de 2012, mas não atenderam a expectativa da população e deixaram de aproveitar essa oportunidade. Os futuros legisladores terão agora uma chance de apagar o passado e construir uma nova história no parlamento. Quem assume no parlamentar precisa saber no mínimo a função do parlamento.
O Tribunal de Contas do Estado já sinalizou que pretende auxiliar os novos gestores, principalmente os futuros presidentes de câmaras, na aplicação correta dos recursos constitucionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário