28 de outubro de 2016

Ponte Brasil Bolívia está no Orçamento de 2017

A construção da ponte Brasil Bolívia no município de Guajará-Mirim, na fronteira de Rondônia com o país boliviano, está garantida no Orçamento Geral da União 2017.
A informação é do Ministério do Transportes e foi repassada ontem ao Diário. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão federal, a obra está em fase final de aprovação dos projetos, estando apta para contratação em 2017.
O Ministério dos Transportes informou ainda ao Diário que consta emenda da Comissão de Viação e Transporte ao projeto de Lei Orçamentária para 2017 em tramitação no Congresso Nacional. Nessa primeira etapa, serão investidos R$ 200 milhões.

Etapas
A construção da ponte, mesmo sendo feita com recursos brasileiros será dividida, meio a meio, entre os trabalhadores brasileiros e bolivianos, que construirão cada um a parte de seu lado, como uma forma de dividir os frutos e sedimentar a união entre bolivianos e brasileiros.
Projeto Antigo
Desde 2013 que a construção da ponte é debatida em Rondônia e Bolívia. Um terceiro Seminário do Consórcio Binacional para Integração e Desenvolvimento Sustentável entre Brasil e Bolívia foi realizado na Bolívia.
O objetivo do encontro na época foi elaborar uma carta de intenções que represente os interesses da população das cidades fronteiriças e discutir medidas estruturais que serão necessárias a partir do projeto de construção de uma hidrelétrica no distrito de Ribeirão, em Nova Mamoré, distante 60 quilômetros de Guajará-Mirim, e da ponte binacional que ligará os dois países com a extensão de 1,2 mil metros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário