6 de agosto de 2018

Combate à criminalidade, um grande desafio em 2019

O combate à criminalidade em Rondônia será um dos maiores desafio do  próximo  governador.  O  tema passou bem distante da apresentação feita pelo Tribunal de Contas do Estado  aos  candidatos  ao  governo do Estado, na última sexta-feira em Porto Velho, mas os números apresentados  durante  a  exibição  estão no estudo elaborado com base em informações repassadas pelo Mapa da Violência. 
Rondônia,  em  2017,  apresentava um déficit de mais de 2,6 mil vagas e centenas de ordens de prisão pendentes de execução pela Justiça. O Anuário de Segurança Pública apontou de 2015 a 2016 um aumento de 12,82% de crimes violentos. As estatísticas de mortes violentas intencionais e casos de estupro são preocupantes. Crimes por roubo e furtos de veículos também dispararam. 
O  orçamento  reservado  na  Segurança Pública não é suficiente para atender  às  necessidade  no  Estado, embora  o  Estado  tenha  investido alto na construção de novos presídios na capital e interior. O número de homicídios este ano disparou juntamente com os casos de agressões  contra  mulheres.  As  delegacias,  embora  estruturadas  e  com efetivo  aparentemente  razoável, ainda enfrentam problemas de comunicação. 
Não há dúvidas que o governo terá de receber apoio do Governo Federal  para  amenizar  o  atual  cenário de  insegurança.  A  participação  de setores  ligados  com  os  problemas da  segurança  pública  é  de  fundamental importância, caso a ajuda do Governo Federal não se concretize. 
A atuação do Exército na fronteira é  de  outro  ponto  importante  para frear o ingresso da droga boliviana em território rondoniense. A insegurança também tem migrado para o interior e a principalmente à zona rural dos pequenos e grandes municípios  de  Rondônia.  Nos  últimos  meses  de  2018  os  leitores  do Diário ficaram impressionados com o  número  de  casos  de  violência ocorridos na zona rural, principalmente  no  envolvimento  de  jovens e desaparecimento de agricultores, além de confrontos entre invasores de fazenda e a Polícia Militar. 
A segurança pública é um grande desafio para os governos e precisa ganhar importância nos debates durante o processo eleitoral. A população precisa de uma resposta para ontem para  o  avanço  da  violência,  impulsionada nos últimos dias em função da crise econômica enfrentada pelo Brasil. A população de desempregados, muitas das vezes, fica refém dos criminosos e por ausência de visualizar uma esperança no final do túnel acabam migrando para o mundo do crime e gerando mais problemas para o estado administrar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário