Os últimos escândalos de corrupção impactaram de forma drástica na vida do eleitor, conforme pontuou uma sondagem realizada pelo Ibope e divulgada na última segunda-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O único ponto positivo do resultado, manifestado durante a sondagem, é o grande poder de mudança com as eleições de 7 de outubro.
A pesquisa, que está disponível na página da CNI, demonstrou que a corrupção domina o noticiário político e é a principal razão da elevada proporção de eleitores com intenção de anular seu voto ou votar em branco. Os brasileiros, em sua maioria, acreditam que as eleições podem melhorar o país (70% concordam totalmente ou em parte com essa afirmativa) e, sobretudo, que o voto de cada brasileiro importa (85% concordam totalmente ou em parte com essa afirmativa).
O eleitor também contribuiu para a corrupção. Nas primeiras semanas, a equipe do Diário conversou com alguns pré-candidatos a cargos à Assembleia Legislativa de Rondônia. Eles admitiram que os eleitores estão enfrentando resistência à classe política e que votariam em determinados candidatos, mas desde que recebessem algo em troca do voto. Muitos eleitores assumem, por meio de áudios, que o processo eleitoral é o único momento de garantir, por meio do voto, algo em benefício da população. Alegam que após a eleição, eles ficam órfãos.
Não obstante, parcela importante da população está pessimista com relação às eleições de 2018 e mais de dois terços da população não iria votar, se pudesse. Ocorre que se muitos pensarem dessa forma, quem acaba se beneficiando são os maus políticos. Os principais partidos citados em escândalos de corrupção são os que estão com maior tempo de televisão e controlam o maior bolo orçamentário do fundo partidário, dinheiro esse destinado exclusivamente para gastos de campanha.
Chama atenção o elevado percentual da população com intenção de votar em branco ou nulo. O percentual está bem acima dos apurados nos meses de junho das eleições de 2002 a 2014. Por trás desse fenômeno está a corrupção. As principais razões dos eleitores para anular seu voto ou votar em branco são o sentimento de que todos os candidatos são corruptos, que não acredita ou confia em nenhum candidato e por acreditar que nenhum resolverá os problemas do país.
O eleitor terá nestas eleições uma excelente oportunidade de mudar essa triste realidade da história política do Brasil. Esse prognóstico está bem claro na sondagem realizada pelo Ibope. Rondônia hoje conta com mais de um milhão de eleitores, que terão a grande responsabilidade no dia 7 de outubro. A campanha eleitoral tem início a partir da próxima semana, dia 15. Será uma oportunidade para a população analisar quem são as pessoas que estão se candidatando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário