22 de agosto de 2018

Eleitor bem distante do programa eleitoral

A Pesquisa CNT/MDA, divulgada na última segunda-feira pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) mostra que 40% dos entrevistados pela sondagem não tem qualquer interesse em acompanhar os programas eleitorais, que terão início a partir do dia 31 de agosto no rádio e na televisão. Essa manifestação do eleitor pode ter ligação direta com o momento econômico que passa o País por conta das últimas operações policiais que colocaram na cadeia políticos envolvidos em esquema de corrupção. 
Apenas 18,1% pretendem acompanhar o programa eleitoral todos os dias e 40,7%, de vez em quando.  No entanto, a pesquisa mostrou que a televisão continua desbancando a internet. A pesquisa da CNT mostrou que os  meios nos quais os entrevistados mais buscam informações sobre política é a televisão (63,7%), seguida pela internet (28,7%) e redes sociais (18,8%). A propaganda eleitoral ainda é o único caminho de o eleitorado saber quem são os candidatos e conhecer as propostas de governo. 
Mas a tendência do eleitorado, nessa primeira semana de campanha eleitoral, é acompanhar mesmo o programa eleitoral na reta final do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral. Os debates promovidos pelos grandes meio de comunicação, talvez seja mais interessante para o eleitorado. É justamente durante os debates que os candidatos terão toda  a oportunidade de questionarem seus adversários e conheceram, diante do telespectador, o plano de governo. 
O eleitorado, nesse momento, está mais preocupado em conseguir emprego. Afinal de contas, são mais de 13 milhões de brasileiros desempregados e que sonham todas as noites em retornar ao mercado de trabalho.  A eleição deste ano será uma das mais desafiadoras para os candidatos, principalmente os envolvidos no poderoso esquema milionário de corrupção da operação ‘Lava Jato’.
A pesquisa da CNIT concluiu ainda que 24,6% dos entrevistados já realizaram buscas ou pesquisas sobre os candidatos a presidente da República na internet. 28,7% ainda não fizeram isso, mas pretendem buscar ou pesquisar informações até o dia das eleições. 45,0% não realizaram buscas ou pesquisas e nem pretendem fazer isso. Outras pesquisas surgirão nos próximos dias, entre eles, a produzida do Datafolha. As emissoras terão a partir de agora um papel importante de informar o eleitor indeciso sobre as propostas dos candidatos e o que pretendem fazer para mudar o atual cenário econômico. Essa alternativa de apresentação dos candidatos pode ser uma forma de o eleitor analisar melhor suas propostas e sair mais confiante para votar no dia da eleição. 

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