1 de setembro de 2018

O gargalo no ensino médio no interior do Estado



Muito forte e preocupante a declaração do ministro da Educação, Rossieli Soares, minutos após a imprensa nacional divulgar ontem o resultado do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). De modo geral, o estudo demonstrou um ensino médio muito longe da meta almejada pelos governos.
A edição deste ano avaliou com testes de língua portuguesa e matemática mais de 5,4 milhões de estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio, em mais de 70 mil escolas. De acordo com o Saeb, a Escala de Proficiência de Língua Portuguesa é dividida entre os níveis 0 e 9, enquanto a de Matemática entre os níveis 0 e 10. Nas duas áreas do conhecimento, os estudantes brasileiros apresentaram nível 4 de proficiência média, o primeiro nível do conjunto de padrões considerados básicos pela Secretaria de Educação Básica (SEB), do Ministério da Educação.
No 9º ano do ensino fundamental também houve avanços, porém menores. Ao final dessa etapa de ensino, os alunos apresentaram nível 3 de proficiência média em ambas as áreas de conhecimento avaliadas, considerado insuficiente pelo MEC.
Em relação a disciplina de português, Rondônia não recebeu destaque dos seus estudantes acima da média nacional. O mesmo acontece com a disciplina de matemática. Por outro lado, Rondônia obteve ganhos de aprendizagem maiores que a média do Brasil entre 2015 e 2017.
Os números mostram que Rondônia está no rumo certo, mas a preocupação é com os demais estados. O Estado de Pernambuco é o que apresenta a menor diferença, ao passo que o Distrito Federal apresenta a maior diferença de aprendizagem na disciplina de português. O desempenho médio das escolas de menor nível socioeconômico de Espírito Santo é semelhante ao desempenho médio das escolas com melhor nível socioeconômico no Pará.
De acordo com as evidências produzidas no âmbito do Saeb, os estudantes brasileiros matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental possuem, em média, o Nível 3 de 10 em matemática. Municípios localizados na região de Porto Velho, Vale do Guaporé e Cone Sul tiveram índice inferior a média nacional. O mesmo problema ocorre na avaliação de português, com nível bem abaixo da média nacional. Com base nessas informações do MEC, os futuros governos têm um panorama real da deficiência da educação e a oportunidade de mudar esses números.

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