26 de agosto de 2015

Dez medidas contra a corrupção

Com uma enxurrada de operações deflagradas pela Polícia Federal, Controladoria Geral da União (CGU) e ministérios públicos Federal e Estadual, finalmente surge a primeira iniciativa concreta para fechar o cerco contra a corrupção no Brasil. 
Ontem, diversos ministérios públicos decidiram pela unificação das forças no combate à corrupção e iniciaram nas 27 federações do Brasil a campanha “10 medidas contra a corrupção”. Em texto enviado às redações, o MPF informa que a medida prevê colher assinaturas e propor mudanças drásticas na atual legislação. 
Talvez o processo de recolhimento de assinaturas não seja uma missão tão difícil, principalmente no momento econômico que o Brasil passa com escândalos de desvio de recursos na Petrobras, saúde, educação e outros setores da administração municipal. 
A população, pela terceira vez este ano foi às ruas em ato de protesto contra os desvios de recursos públicos. Sem dúvida, a repercussão das manifestações é prejudicial à economia brasileira, inviabiliza novos acordos comerciais e prolonga a esperança de dias melhores. 
É grande a possibilidade da campanha encabeçada pelo Ministério Público Federal encontrar no caminho uma certa dificuldade na Câmara Federal, local onde é possível sentir no ar o cheiro de corporativismo por conta de parlamentares com forte ligações políticas entre os presos da operação “Lava Jato”. 
A participação de juristas especializados em medidas de combate à corrupção é fundamental na construção de projeto capaz de ampliar a punição aos corruptos, mas a decisão final sempre ficará nas mãos dos nobres parlamentares. 
Existe sim um clamor muito grande de mudança. O Brasil não aguenta mais ser surrupiado e a população testemunhar, todas os dias, notícias sobre prisões de políticos e empresários envolvidos profundamente com o desvio de recursos. 
A iniciativa do MPF faz lembrar a iniciativa de ação popular que instituiu a Lei do Ficha Limpa. Assim como fizeram com os fichas-sujas, excluindo do processo eleitoral políticos que tiveram problemas com a prestação de contas, é possível o Brasil avançar um pouco mais nas medidas de combate à corrupção. Mas os corruptos sempre encontrarão o tradicional jeito brasileiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário