7 de agosto de 2015

Uma feira de agronegócio em Porto Velho

Enquanto o projeto de construção do Espaço Multieventos adormece em sono profundo em lugar incerto, empresários, pecuaristas e a população aguardam com otimismo de sobra, a primeira Portoagro, feira de agronegócio que prevê impulsionar o agronegócio nos municípios localizados no entorno da região de Porto Velho.
A 1ª Portoagro partiu de uma ação conjunta entre a prefeitura de Porto Velho, governo do Estado, Assembleia Legislativa e Associação dos Produtores e Pecuaristas e acontecerá no Parque dos Tanques. A bela iniciativa voltada ao agronegócio promete afastar para bem longe o fantasma da crise econômica que ronda o Brasil e sem dúvida mostrará que Rondônia tem uma economia consolidada.
O tema foi discutido pelo secretário de Agricultura do município, Leonel Bertolim, durante visita à redação do Diário a Rede TV Rondônia!. O município registrou nos últimos dias um crescimento desenfreado na produção de leite, banana e café nos distritos da região. Com solo propício e dentro do que estabelece e Lei do Zoneamento Socioecológico do Estado, os distritos de União Bandeirantes, Extrema, Nova Califórnia estão sendo o carro-chefe na produção de leite e grãos.
O evento, sem dúvida, promete reunir todo o ingrediente necessário na realização de novos negócios e proporcionar novos números do agronegócio rondoniense. Apesar do mercado da carne está em baixa, segundo alega os representantes dos frigoríficos Friboi e Marfrig, Rondônia contabiliza nos registros da Idaron - Agência de Defesa Agrosilvopastoril de Rondônia uma população bovina de mais de 12 milhões de cabeças.
As exportações de carne também bateram recorde no terminal portuário da capital. Porto Velho, cuja extensão geográfica é maior que o Estado de Sergipe, ocupou em 2013 a sexta posição no ranking do PIB Agrícola do Brasil – o primeiro foi o município de São Desidério, na Bahia. Nos últimos anos, a região conseguiu atrair grandes empresas no ramo da lavoura e pecuaristas começaram a produzir gado na região de Jaci-Paraná. As instituições bancárias tiveram participação fundamental na construção desse novo cenário econômico do município. O agronegócio é a ferramenta importante na luta contra a infração. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário